Nosso CSQ chegou pelo correio como prometido pelo M. Cousineau. Assim, juntamos todos os documentos, atualizamos os formulários, pagamos a taxa no Itaú Personalité (que comprou o Bank Boston) e enviamos tudo para São Paulo.
Agora resta aguardar, enquanto isso, seguimos em nossa pesquisa sobre o Québec, principalmente sobre a região de Outauais. Algumas coisas que já consegui levantar sobre a região:
1. Gatineau trata-se de uma fusão de várias "villes", entre elas Hull, Aymler e a antiga Gatineau. Assim, é comum nos anúncios vc ler Gatineau setor Hull, Gatineau setor Aymler ou Gatineau setor Gatineau.
2. O aluguel de um 4 1/2 na região deverá ficar em torno de $ 600 os mais baratos.
3. Não há metrô de Gatineau para Ottawa, o que nos faz desanimar um pouco quando pensamos na possibilidade de trabalhar em Ontario e ter que toda manhã pegar ônibus ou ir de carro para o trabalho.
4. A região de Gatineau tem menos de 300.000 habitantes, o que faz dela uma cidade com uma qualidade de vida superior a Montreal, em conjunto com Ottawa passa de 1.000.000 o que a deixa bem perto do tamanho de Curitiba (sem a região metropolitana).
5. A maior parte dos empregos de informática encontra-se mesmo em Ottawa, porém, de Gatineau a Ottawa é apenas atravessar uma ponte... o mesmo que de Laval a Montreal.
6. Há uma grande comunidade portuguesa na região.
7. Há uma comunidade de brasileiros de Ottawa:
http://www.bino.ca/8. A "taux de chomage" (desemprego) é menor que Montreal. 4.7% x 8.1% (3o. trim./2006)
9. Os salários estão no mesmo padrão;
10. Ottawa, Outauais, Gatineau... é uma região muuuito linda. É isto! Aguardamos palpites e sugestões... fiquem a vontade!