sexta-feira, novembro 03, 2006

Processo Federal e Gatineau

Nosso CSQ chegou pelo correio como prometido pelo M. Cousineau. Assim, juntamos todos os documentos, atualizamos os formulários, pagamos a taxa no Itaú Personalité (que comprou o Bank Boston) e enviamos tudo para São Paulo.
Agora resta aguardar, enquanto isso, seguimos em nossa pesquisa sobre o Québec, principalmente sobre a região de Outauais. Algumas coisas que já consegui levantar sobre a região:

1. Gatineau trata-se de uma fusão de várias "villes", entre elas Hull, Aymler e a antiga Gatineau. Assim, é comum nos anúncios vc ler Gatineau setor Hull, Gatineau setor Aymler ou Gatineau setor Gatineau.

2. O aluguel de um 4 1/2 na região deverá ficar em torno de $ 600 os mais baratos.

3. Não há metrô de Gatineau para Ottawa, o que nos faz desanimar um pouco quando pensamos na possibilidade de trabalhar em Ontario e ter que toda manhã pegar ônibus ou ir de carro para o trabalho.

4. A região de Gatineau tem menos de 300.000 habitantes, o que faz dela uma cidade com uma qualidade de vida superior a Montreal, em conjunto com Ottawa passa de 1.000.000 o que a deixa bem perto do tamanho de Curitiba (sem a região metropolitana).

5. A maior parte dos empregos de informática encontra-se mesmo em Ottawa, porém, de Gatineau a Ottawa é apenas atravessar uma ponte... o mesmo que de Laval a Montreal.

6. Há uma grande comunidade portuguesa na região.

7. Há uma comunidade de brasileiros de Ottawa: http://www.bino.ca/

8. A "taux de chomage" (desemprego) é menor que Montreal. 4.7% x 8.1% (3o. trim./2006)

9. Os salários estão no mesmo padrão;

10. Ottawa, Outauais, Gatineau... é uma região muuuito linda. É isto! Aguardamos palpites e sugestões... fiquem a vontade!

5 comentários:

Valéria disse...

Olá Gi, Edu e Gabi,
Somos uma família de Brasília, que temos muita vontade de ir morar em Gatineau. Meu marido mexe com TI, e acabamos de receber o CSQ, estamos juntando os documentos para entrar na parte Federal.
Entre no nosso blog: www.brasiliacanada.blogspot.com.
Um abraço,
Valéria

Wesley disse...

Olá Gi, Edu e Gabi
Moramos em Florianópolis, fiz a entrevista também com M. Cousineau, mas "fiquei de recuperação" ja fiz as horas que ele me pediu e estou aguardando o CSQ que virá pelo correio, conforme e-mail que recebi de BA. Mas estou postando para trocarmos idéias sobre Gatineau, pois tb estudo a possibilidade de ir para lá. Você disse que a cidade tem 300 mil habitantes, mas sempre olho pelo Google Earth e percebo que é uma cidade bem pequena, e esse é o meu receio, pois sou engenheiro de Telecom e os empregos geralmente estão nos grandes centro. Será que realmente juntando com Ottawa a região é do tamanho de Curitiba?

sds,
Wesley e Michele

Dri disse...

Olá Eduardo,

Muito bacana o blog!

Abraços,

Erasmo disse...

Parabéns pelo CSQ e boa sorte no processo!!! Grande abraço!!!

Goldman disse...

Ola Gi, Edu e Gabi, conheci o blog de vcs hoje e meu nome é Goldman e atualmente moro em Gatineau. E se me permitem dizer, o post de vcs sobre a cidade está ótimo, somente gostaria de fazer alguns comentários: a perspectiva de alugar um 4 1/2 por 600 dólares me parece um pouco otimista, aconselharia esperar pagar um pouco mais por um 4 1/2, apesar de não ter muitos habitantes, Gatineau é uma cidade considerávelmente grande e dependendo de onde vc mora, pode-se levar até2 horas para chegar em ottawa. Quanto ao transporte, o sistema de onibus daqui funciona tão bem, os ônibus cumprem os horários tão certinho que eu nem tenho sentido falta de carro, mesmo porque o transito para chegar em Ottawa nos horários de pico é bem pesado e dirigir com neve não me animou muito... bom, acho que é isso. Parabéns pelo blog e abraços e espero encontrá-los em breve aqui em Gatineau. Goldman.