quinta-feira, maio 28, 2009

Dois anos de Canadá

Semana passada completamos dois anos de Canadá. Aí vai um balanço geral da situação até o momento. Durante o primeiro ano nos concentramos em nos estabelecer, conhecer bem a cidade, a região, conseguir um bom emprego, consolidar a posição na empresa, etc. Na época escolhemos um apto próximo a linha de ônibus mais utilizada por aqui (o 37). No segundo ano procuramos melhorar nossa estadia no norte gelado mudando para um bairro melhor, um apartamento maior, mais móveis, melhorando o idioma, estudar mais e tal. No terceiro ano que se inicia agora já estamos morando em nossa casa própria no mesmo bairro em que estávamos (Plateau) que é uma região que gostamos muito na cidade. Então podemos dizer que até aqui nossa experiência tem sido muito feliz no Canadá. Amamos o país, amamos o lugar onde estamos, tenho um ótimo emprego, estudamos, falamos francês e inglês cada vez melhor (a Gabi então fala perfeito e sem sotaque, esta é a vantagem de chegar ainda criança por aqui).

Claro que não foi fácil chegar até aqui. Tivemos que lutar muito e abrir mão de muita coisa. Ficar longe dos parentes que amamos é difícil. Ter que falar (sempre) em outro idioma é estressante. Batalhar para aprender e conseguir as coisas por aqui também não é tão fácil (as vezes tem que matar alguns leões por dia e não apenas um). A formula é mais ou menos assim:

Situacao_Atual = (Maior_Seguranca^10 + Estabilidade_Financeira + Conhecimento_Ampliado + Cultura + Qualidade_de_Vida) - Sistema_de_Saude_Complicado^2 - Distancia_da_Familia - (Barreira_do_idioma / 3)

E o resultado cálculo é positivo! :-) Valeu e vale a pena viver no Canadá!

p.s. note que a variável "barreira_do_idioma" está sendo dividida por três pois não é mais assim um problema tão grande e é cada vez menor. "Maior_seguranca" elevada a 10a. potencia (Ottawa teve até agora no ano 3 assassinatos, creio que Curitiba tem isso por noite). "Sistema_de_Saude_Compliado" elevado ao quadrado... tem que ter muita paciência com a "santé" no Québec.

p.s.2 outros brasileiros aqui adicionariam outras variáveis a esta fórmula! Encontre a sua e faça o balanço colocando mais peso naquilo que você considera mais importante! :-)

4 comentários:

Ninha disse...

Oi Gente !!!!!

Nossa, parabééénsss por tanta coisa boa e objetivos alcançados.
Que a cada ano vocês se superem mais e mais.
Sabe, aqui em casa estamos realmente apaixonados por Ottawa. Com certeza depois que chegarmos em Toronto, vamos aplicar para Ottawa que está sendo a menina dos olhos.E o blog de vocês nos desperta ainda mais essa paixão
Que venham muitos anos de Rumo ao Norte , pois o blog tb é muito legal.

Parabéns pessoal

Bea disse...

Que legal!

Parabéns pelos dois anos e todas as conquistas de vcs! Adorei a fórmula! Rsrsrrs...

Realmente acho que a parte do idioma é super cansativa né não? Tenho pessoas da minha família que já moraram fora por um tempo e eles sempre falavam a mesma coisa. É um cansaço mental que bate que parece que no fim do dia, um caminhão passou por cima de vc!

Mas espero que isso passe logo e que possam usar o francês/inglês como second language numa boa.

Abraços!

Bia.

Caroline Herculano disse...

Bom dia
Hoje conheci o blog de vcs e fiquei feliz em ver que tudo está valendo a pena. Gostaria de saber se vcs tem outros blogs de brasileiros em Gatineau, já que é a cidade onde pretendemos morar. Um beijo da cearense Carol.

Jeison e Susana disse...

Olá !!!

Parabéns !!! Dois anos com todas essas conquistas é um grande marco ...

Desculpem o comentário meio atrasado, mas estavamos sem ler os blogs, o período pré abertura de processo nos tomou muito tempo, mas essa fase já passou !!!

Adorei a fórmula !! Vamos montar a nossa com certeza !!

Abraços et à bientôt !!!