segunda-feira, abril 23, 2007

Algumas respostas...

Algumas respostas dadas pelo colega Marcelo Mills que se encontra morando na região de Ottawa/Gatineau.
As dúvidas surgiram em nosso último encontro aqui em Curitiba, que por sinal foi bem bacana. Pena não termos foto do mesmo para postar aqui.

Vamos as respostas:

1. Há médicos particulares em Ottawa/ON ?
R) Existem médicos particulares em Ottawa mas todas as despesas sao cobertas pelo OHIP (Ontario Health Insurance Plan), ou seja, o imigrante em condiçoes legais em Ontario nunca paga nada pelas consultas (após terminar a carência de 3 meses para os recém chegados). A primeira providência ao se chegar em Ottawa é escolher um médico de família, já que é toda consulta a especialistas tem obrigatoriamente que ser referenciada pelo médico de família.

2. Se mora em Gatineau e usa o sistema de saúde em Ottawa, existe alguma diferença a ser paga? Há restituição deste valor?
R) Para os moradores de Gatineau os serviços de saude de Ontario (Ottawa) só podem ser usados em caso de emergência. O morador de Gatineau tem que escolher um médico de família clinicando na província de Québec que, quando preciso, referenciará o cliente para um especialista também clinicando em Québec. Para as emergências interprovinciais, ou seja, um morador de Gatineau sendo atendido em Ottawa, os sistemas de saúde das duas províncias comunicam-se entre sí e todo o processo é transparente para o usuário, que nao será envolvido nem pagará nada.

3. O sistema de transporte de Gatineau para Ottawa é tranquilo, eficiente? Há previsão de metrô para a região?
R) Existem ônibus em Gatineau que vao até o centro de Ottawa. Somente até o centro. Caso a pessoa queira ir a algum outro lugar em Ottawa terá que fazer baldeaçao. Os ônibus sao confortaveis, seguros, e eficientes, nao existe problema algum. Nao existe plano de metrô para a regiao. Em Ottawa haverá metrô de superfície dentro de alguns anos mas por enquanto nao existem planos de estender o serviço até Gatineau.

4. Quanto tempo (meses) o pessoal que chega por aí (imigrantes) tem demorado para conseguir o primeiro emprego em sua área?
R) Nao existe um prazo médio para isso, eu já ví de tudo, desde pessoas conseguindo emprego em sua área em duas semanas após ter chegado, passando por pessoas que demoraram meses ou anos, até pessoas que nunca conseguiram e ou mudaram de área ou voltaram ao Brasil. Depende muito mais da pessoa do que qualquer outro fator.

É isso aí! Mais dúvidas? Compartilhe com a gente e vamos atrás das respostas!
Abraços e até a próxima

p.s. chegaram os pedidos de passaporte!! yoohooo!

8 comentários:

Unknown disse...

Nossa muito legal as perguntas e respostas.
Isso só aumenta a vontade de morar logo em Gatineau :)
E o processo de vcs está voando......
Boa sorte agora na reta final.
Um abraço,
Valéria

Anônimo disse...

Parabéns!!!!!!!!!!
Agora é só acabar de fazer as malas...
Um grande abraço para vcs e nos vemos em Gatineau

Anônimo disse...

Adorei o post. Já tava mesmo querendo começar a pesquisar sobre Ottawa. Valeu.

Anônimo disse...

Olá pessoal!
Primeira vez aqui no blog de vocês, mas já estão linkados lá no meu.
Achei muito bom esse post pois Ottawa é uma das regiões que quero pesquisar como possibilidade de morar. Está entre as primeiras candidatas. Eu e meu marido estamos bem no início de tudo, vamos dar entrada no processo no final do ano, mas já estou começando as pesquisas com calma.
Um abraço!

Fabio disse...

Olá Gi, Edu e Gabi,

Parabéns por todas as conquistas, obrigado pelas informações e boa sorte na viagem e na nova vida no Canadá.

Abraços

Fábio

Anônimo disse...

Eduardo e familia,

Tenho acompanhado o processo e torcendo por vocês.
Sucesso a todos!!!
[ ]´s
Clemerson

Roberto Jr. disse...

Olá Gi, Edu e Gabi.

Parabéns pelas conquistas e continuem nos mantendo informados. ^^

Boa sorte e boa viajem.

Like a New Home Blog disse...

Olá! Muito legal o blog de vcs... e claro, a trajetória...
Estamos aguardando o pedido dos passaportes e estivemos fazendo os a consulta dos exames médicos em Curitiba, provavelmente no mesmo instituto que vocês fizeram...
Estamos decididos por Ottawa e em Setembro estaremos chegando por aí...
Muito sucesso nesse início de caminhada..
Abraço,
Adriane