Esse ano foi um ano super corrido pra gente aqui. Mas felizmente tudo está para terminar muito bem! No meu trabalho (eu, Eduardo) tive uma ótima evolução, ganhando mais responsabilidade e consolidando minha posição na empresa. Além disto comecei a poucos meses um mestrado em tecnologia na Carleton University. Até agora "sobrevivendo" super bem nas duas disciplinas iniciais. A expectativa é de fechar ambas com um B+ ou quem sabe um A. A Gislaine também está finalizando seu primeiro ano na Universidade do Québec em Outaouais e estudando muito para as provas finais. A Gabi está com o francês cada dia mais québécois, ganhando sempre "medalhas" do seu professor na école onde faz o primeiro aninho. Não precisou nem de turma de "accueil" entrando direto para a turma regular com as outras crianças daqui (alo pessoal do Centre Québec em Curitiba, vocês iriam adorar conversar em francês com ela :-) ). Depois de tudo isto... férias merecidas! E pra ficar ainda melhor: passar o natal no Brasil!
Alô mãe to chegando logo! Alô Dona Elza, prepara um frango com batata salsa! :-)
Em resposta a Leila de Belo Horizonte (Oi Leila! Sucesso nos seus planos!) que deixou um comentário pra gente e perguntas sobre a região em que estamos:
Qual é a lingua mais falada, inglês ou francês? Em Ottawa: inglês, em Gatineau: francês. As duas cidades são como uma só, separadas pelo rio Outaouais.
Qual é a perspectiva de trabalho? Depende muito de quem pergunta. Uma coisa importante aqui para conseguir emprego é ter um bom nível de inglês. Pela proximidade com Ottawa-ON, quase todos os empregos por aqui pedem inglês. Em termos de profissões em demanda... quem é de TI normalmente não em problema para conseguir algo logo (eu demorei dois meses). Muitas vagas aqui estão no comércio ou em posições administrativas (iniciativa privada e governo).
Custo de vida? Bem mais baixo que Toronto e também mais baixo que Montreal.
Comunidade de brasileiros? Tem vários em Ottawa e a nossa comunidade aqui de Gatineau cresce a cada mês. Maiores detalhes e informações você vai achar no blog comunitário que criamos aqui com nossos amigos de Gatineau: http://brasilgatineau.blogspot.com/
Abraços! E até a próxima!
Eduardo.
2 comentários:
Oi Eduardo!
Obrigada por responder às minha dúvidas. Naquele dia mandei um e-mail para o setor de turismo daí e eles me responderam que em breve chegará um informativo pelo correio aqui na minha casa. Adorei a resposta deles! Vou dar uma navegada também no blog que você me indicou. Obrigada pelas informações. Ahh, o seu blog já está no meu favoritos. Abraços, Leila.
Olá, Eduardo, somos de Curitiba tbm e pretendemos imigrar agora em julho e estamos pensando em Gatineau, antes iríamos p/ Montréal, mas estamos percebendo que aí nos adaptaremos melhor! vc. sabe me dizer algo sobre as garderies, é muito difícil arrumar vagas p/ crianças naqueles CPE s como em Montreal?obrigada desde já!
Postar um comentário