quarta-feira, agosto 15, 2007

Mais sobre saúde

Este post é sobre erros e acertos em saúde. Começando pelo que fizemos de errado: nos enrolamos e não fizemos um plano privado para os 3 primeiros meses. Primeiro deixamos para fazer quando chegassemos no Canada; depois que chegamos deixamos para fazer quando tivessemos um endereço certo em Gatineau (isto foi um mês). Depois deixamos para fazer depois de providenciar os documentos, depois só faltava um mês mesmo para acabar os 3 meses e.... por que fazer, Certo? .. humm... Certo? Não... Errado! E muito! Fiquei doente e paguei caro pelo erro (para ser mais exato 500 dolares, que foi o custo relativo a 2 consultas com clínico geral, uma consulta com especialista em Ottawa, exame de sangue e raio-x). Agora já estamos com nossa carteirinha da Assurance Maladie do Quebec e caso fique doente de volta não irei mais ter estas despesas. Então fica a lição para quem acompanha o blog: vem para o Canada? Já chegue por aqui com um seguro de saúde privado feito.
Bom... sarei (muito mais em virtude de tratamentos caseiros recomendados por uma dentista brasileira aqui de Gatineau, que depois eu conto como funciona)... sarei do que pareceu ser uma pneumonia... e a Gabi ficou doente (e ainda não está muito bem). O acerto neste caso foi termos levado ela ao CHEO, um hospital infantil em Ottawa, ao invés de levarmos ela por clínicas ou hospitais aqui do lado do Québec. Motivo, todos reclamam muito por aqui sobre demora e mal atendimento e lá no CHEO de Ottawa fomos rapidamente e muito bem atendidos. Exames e tudo mais feito na hora sem nenhum custo (agora já temos a carteirinha de saúde em mãos, e mesmo sendo do Quebec foi bem aceita por lá).
Bom... vivendo e aprendendo a viver!

Abraços à todos.

Um comentário:

Lucianna disse...

Ola Gi, Edu e Gabi,

Espero que vcs esteja melhor.

Qto aos gastos com a saude, vcs podem deduzir do imposto de renda e receberao o $ de volta, ano passado tive um gasto de 2,500 dolares pois tb nao tinha feito o seguro e como ainda estava em processo nao tinha direito ao OHIP, mas guardamos todos os comprovantes de pagamento e ja recebemos tudinho de volta.

Agora, quanto usar o cartao de saude de Quebec em Ontario, nao sei se eh possivel em qualquer lugar ou soh nos hospitais publicos, pois em janeiro precisei ver um medico em Quebec (Montreal) e quando a atendente viu meu cartao de Ontario ja avisou que o medico nao atenderia, e o pior, quando disse que eu iria pagar a cansulta a resposta foi: Nao atendenmos pessoas de outra provincia... Da pra acreditar?!

Abracos